terça-feira, 20 de agosto de 2013

Lentes de contato

Há 18 anos eu uso óculos para correção dos meus muitos graus de miopia e astigmatismo. No começo usava armações de acetado translúcidas em tons de lilás ou rosa que exaltavam o fundo de garrafa, mas com os anos percebi quais armações me favoreciam e fui me adequando. Usei por algum tempo armações em metal, mas atualmente adotei as de acetado escuras por fora e com cores claras por dentro, para suavizar a linha de corte entre o campo de visão corrigido e suas laterais.

Há quase 10 anos eu uso lentes de contato. Usava todos os dias quando tinha uns 14 - 16 anos, mas eram lentes rígidas muito desconfortáveis. Quando meus olhos não estavam umedecidos (eu jurava que escrevia umidecidos, mas olhei na embalagem de lenços umedecidos e acatei, né? haha) as lentes saltavam para longe em uma piscada. Coisa de louco, já tive que ficar abaixada procurando lentes na rua, gritando para ninguém pisar nelas! Eu jurava que eram as únicas lentes indicadas para o meu problema de visão, então depois dessa fase passei a usar com pouca frequência, só em ocasiões especiais e olha lá. 

Em maio do ano passado estava eu em um trabalho de campo da faculdade, lá no Rio de Janeiro, visitando o Instituto Benjamin Constant (especializado em atender deficientes visuais) e no mesmo dia, por ironia do destino, meus óculos quebraram e eu não tinha um de reserva e nem nada que pudesse improvisar. Meus amigos me ajudaram a pensar em uma solução e a primeira ideia genial foi colocar tampão. Mano, que bosta luxo usar um tampão em plena cidade maravilhosa, hahaha. Eu já estava pensando em abandonar a missão quando entramos um uma ótica que me doou um par de lentes de contato gelatinosas para corrigir minha miopia. Achei bem confortável esse tipo de lente e quando eu voltei para Ourinhos fui logo no oftalmologista ver se eu podia usar para sempre. E não é que eu podia. Enfartei de emoção, mas veio a duvida: Por que me receitaram lentes rígidas há 10 anos atrás? Me odeiam? haha x)

Decidi que iria usar lentes novamente e meu médico me indicou as lentes gelatinosas Tóricas, pois elas conseguem corrigir a miopia e o astigmatismo. Eu enxergo muito melhor com essas lentes, sou apaixonada pelo conforto e correção que elas me proporcionam e hoje vim aqui compartilhar algumas informações sobre lentes de contato com vocês. 


Eu fiz todas as consultas e exames no meu oftalmologista antes de comprar as lentes. Comprei através do consultório dele (por mais que tenha encontrado preços bem mais baixos em sites que vendem produtos do tipo, preferi fazer essa primeira vez com o acompanhamento médico, por medo de comprar errado). 

As receitas de grau para óculos e para lentes são diferentes. É preciso converter alguns valores, e foi nessa parte que eu fiquei com medo de errar. Alguns sites convertem as informações da receita, mas ainda assim preferi não arriscar.

Comprei as Lentes Tóricas Soflens da Bausch&Lomb. Como o grau é diferente para o olho esquerdo e direito, comprei 2 caixas, cada uma com 6 unidades de lente. Sendo assim eu terei 6 pares para usar durante 1 ano, pois cada par deve ser descartado após 2 meses de uso.




Para limpeza e assepsia das lentes o procedimento é bem simples.

As lentes devem ser guardadas em um estojo com solução para limpeza. Eu uso o Opti-Free Replenish da Alcon. Comprei um kit com uma garrafa de 300 ml + garrafa de 120 ml + estojo de lentes, e ganhei uma tela para ralo de pia e um colírio Clens 100 da Alcon.

Quando for utilizar as lentes basta enxaguá-las com Soro Fisiológico e colocar nos olhos, com cuidado para não confundir as lentes (nos estojos de lentes as tampas geralmente vem com cores diferentes e identificadas com R e L ou D e E). O soro deve ser armazenado na geladeira por no máximo 15 dias, por isso nem adianta comprar embalagens gigantes ou economizar no enxágue. Ele custa bem baratinho, menos de R$ 3,00 uma garrafinha com 500 ml. Eu compro a de 250 ml e ainda sobra um restinho ao final dos 15 dias.

Alguns médicos podem indicar o uso continuo desse tipo de lente, onde você passa 7 dias e 6 noites com as lentes, dá um intervalo de 1 noite e recoloca as lentes por mais 7 dias e 6 noites, depois descarta. Não é o meu caso.

Como as lentes mostram mais o rosto, comecei a investir um pouco em maquiagem. Até meus 23 anos eu não tinha nada além de um batom clarinho, acreditam? haha, é muito desprendimento.

Para finalizar, aconselho nunca sair de casa sem o estojo de lentes cheio de solução para limpeza + colírio + espelho. Ah, uma coisa muito importante é não coçar os olhos e nunca manusear as lentes com as mãos sujas.

- Se você estiver querendo usar lentes de contato, não esqueça de procurar um médico oftalmologista para ver qual tipo de lente é mais indicado para o seu problema ;)

- Coloque as lentes antes de se maquiar.

- Evite usa-las para ir a praia ou piscina, pois a água do mar/ clorada pode irritar e ressecar os olhos. E quem consegue manter as mãos limpas nessa condição? Nem tentem!

- Não vale sentir preguiça de tirar as lentes. Elas podem causar sérios problemas se usadas incorretamente.


Me senti o He-Man dando esses conselhos do final, hahaha. Se alguém ficou com dúvidas e só comentar que eu tentarei ajudar.


Beijos!

3 comentários:

  1. Olá acabei de descobrir esse blog, vim pela coloração elisafer 8.4 e curti muito este post sobre lentes. bom como sou estudante e estagiária seria bem útil a informação dos valores. Tenho os mesmos problemas que vc. Um abraço linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Noelle, fico muito feliz que tenha gostado do blog. estou com pouco tempo para atualiza-lo, mas tudo que postei até hoje foi com muito carinho :)

      Tenho graus diferentes em cada olho e paguei, se não me falha a memória, cerca de 500 reais para ter as duas caixinhas com 6 lentes cada. Pesquisando pela internet encontrei sites que vendiam as mesmas lentes por 200 - 300 reais, mas estava com medo de pedir errado e fiz através do consultório do oftalmo lá de Ourinhos/SP que me atendia na época.

      Beeeijo! Volte sempre ;)

      Excluir
  2. É notório seu carinho à este espaço. Obrigada por responder, vc ganhou uma leitora. bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! =)